domingo, 5 de outubro de 2014

Falso deus Astarote (Astarte. Outra forma do nome é Aserá)

Astarote
Nome: Asterate / Asterath / Astarote / Astorate / Asterote / Astorete / Astartes / Astartéia / Asera / Baalat.

Família: Filha de Baal, Irmã gêmea de Camoesh (Camos), esposa de Tamuz

Cidade na região de Basã, hoje geralmente identificada com Tell ʽAshtarah, a uns 32 km ao Lado do mar da Galiléia. A colina baixa existente ali está cercada por uma planície bem regada. Seu nome talvez indique que era centro de adoração da deusa Astorete.
As referências bíblicas a ela são principalmente com respeito a Ogue, rei gigante de Basã, mencionado como reinando “em Astarote, em Edrei”. (De 1:4; Jos 9:10; 12:4; 13:12) O território conquistado do reino de Ogue foi originalmente designado aos maquiritas, da tribo de Manassés, mas Astarote passou mais tarde para os gersonitas, como cidade levita. (Jos 13:29-31; 1Cr 6:71) Em Josué 21:27, que corresponde ao relato em 1 Crônicas 6:71, a cidade é chamada de Beesterá.
A cidade é mencionada em inscrições assírias e nas Tabuinhas de Amarna.

Informações

Estrela, o planeta Vênus. A principal divindade feminina dos fenícios (Sidônios), como Baal era o principal dos deuses. Assim como Baal foi identificado com o Sol, assim Astarote, ou Astarte, com os seus crescentes, o era com a Lua, simbolizada pela vaca. O culto desta deusa veio dos caldeus para os cananeus. Era a deusa do poder produtivo, do amor, e da guerra. Entre os filisteus o seu culto era acompanhado de grande licenciosidade, em que os bosques representavam uma proeminente parte. As pombas eram-lhe consagradas. O povo fenício era proveniente da Fenícia e este nome foi-lhe dado pelos gregos, podendo-se ver a palmeira como emblema nas moedas de Tiro e Sidom (Sidônios), as principais cidades daquele distrito. O seu nome nativo era Canaã (terra baixa), para distinguir das terras altas de Arã, o nome hebraico da Síria. (Jz. 10:6; 1 Sm. 7:3; 1 Rs. 11:5; 1 Rs. 11:33 etc. ) “Mais uma vez os israelitas fizeram o que o SENHOR reprova. Serviram aos baalins, às imagens de Astarote, aos deuses de Arã, aos deuses de Sidom, aos deuses de Moabe, aos deuses dos amonitas e aos deuses dos filisteus. E como os israelitas abandonaram o SENHOR e não mais lhe prestaram culto… E Samuel disse a toda a nação de Israel: “Se vocês querem voltar-se para o SENHOR de todo o coração, livrem-se então dos deuses estrangeiros e das imagens de Astarote, consagrem-se ao SENHOR e prestem culto somente a ele, e ele os libertará das mãos dos filisteus…Ele seguiu Astarote, a deusa dos sidônios, e Moloque, o repugnante deus dos amonitas… Farei isso porque eles me abandonaramb e adoraram Astarote, a deusa dos sidônios, Camos, deus dos moabitas, e Moloque, deus dos amonitas, e não andaram nos meus caminhos, nem fizeram o que eu aprovo, nem obedeceram aos meus decretos e às minhas ordenanças, como fez Davi, pai de Salomão.” (NVI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário