sábado, 4 de outubro de 2014

Falso deus Aserá (Astarote, Astarte)

Aserá
Embora o culto de Aserá fosse denunciado seguidamente pelos profetas do Antigo Testamento, os rituais associados à adoração da deusa permanecem desconhecidos ao estudante moderno da Bíblia. Os cananeus, povo que vivia entre os israelitas, adoravam Aserá como deusa da fertilidade, talvez mesmo como deusa da sexualidade. Era considerada esposa de El, o deus supremo da mitologia Cananéia. Os misteriosos postes-ídolos associados aos ritos de adoração da deusa eram aparentemente troncos de árvores sem galhos. A função exata desses postes-ídolos – muitas vezes ligados à prostituição masculina e feminina – não é clara. Sabe-se somente que os profetas os consideravam repulsivos e ordenavam aos reis de Israel que os derrubassem onde quer que estivessem erigidos.

Informações

Postes de madeira (postes-ídolos), talvez entalhados com a imagem de Aserá, deusa cananéia do amor e da guerra, erigidos para homenageá-la e colocados perto dos altares do culto cananeu. (Jz. 3:7; 6:25; 1 Rs. 18:19; 2 Rs. 17:16; 21:3; 23:4; 23:7) “Os israelitas fizeram o que o SENHOR reprova, pois esqueceram-se do SENHOR, o seu Deus, e prestaram culto aos baalins e a Aserá… Naquela mesma noite o SENHOR lhe disse: “Separe o segundo novilho do rebanho de seu pai, aquele de sete  anos de idade. Despedace o altar de Baal, que pertence a seu pai, e corte o poste sagrado de Aserá que está ao lado do altar…Agora convoque todo o povo de Israel para encontrar-se comigo no monte Carmelo. E traga os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem à mesa de Jezabel…Abandonaram todos os mandamentos do SENHOR, o seu Deus, e fizeram para si dois ídolos de metal na forma de bezerros e um poste sagrado de Aserá. Inclinaram-se diante de todos os exércitos celestiais e prestaram culto a Baal…Reconstruiu os altares idólatras que seu pai Ezequias havia demolido e também ergueu altares para Baal e fez um poste sagrado para Aserá, como fizera Acabe, rei de Israel. Inclinou-se diante de todos os exércitos celestes e lhes prestou culto…O rei deu ordens ao sumo sacerdote Hilquias, aos sacerdotes auxiliares e aos guardas das portas que retirassem do templo do SENHOR todos os utensílios feitos para Baal e Aserá e para todos os exércitos celestes. Ele os queimou fora de Jerusalém, nos campos do vale de Cedrom e levou as cinzas para Betel…Também derrubou as acomodações dos prostitutos cultuais, que ficavam no tempo do SENHOR, onde as mulheres teciam para Aserá.” (NVI).Aserá era supostamente considerada esposa de Baal.

Falso deus Anameleque

Anameleque
(possivelmente do babilônico, significando “Anu É Rei”). Deidade dos sefarvitas, que se mostrou incapaz de livrá-los dos agressores assírios. (2Rs 18:34) A adoração de Anameleque incluía a revoltante prática de sacrificar crianças. — 2Rs 17:31.

Informações
Ídolo dos de Sefarvaim (Cidade, ou cidades da Assíria, de onde o rei assírio trouxe muitos cativos para repovoarem as cidades de Samaria – Capital do antigo reino do norte), que Salmaneser II, rei da Assíria, trouxe para colonizar as cidades da Samaria, depois de ter levado para aquele país os habitantes cativos (2 Rs 17.31) “Os aveus* fizeram Nibaz e Tartaque; os sefarvitas queimavam seus filhos em sacrifício a Adrameleque e Anameleque, deuses de Sefarvaim.” (NVI). Este ídolo era adorado com ritos semelhantes aos de Moloque, sendo-lhe sacrificadas as crianças. *Aveus = (Povo primitivo de Canaã. Habitava em vilas, ou em acampamentos nômades, ao sul de Sefela, grande planície ocidental, que vai até Gaza)

Falso deus Adrameleque

Adrameleque
Filho do Rei Senaqueribe, da Assíria. Adrameleque e seu irmão Sarezer mataram seu pai enquanto ele se curvava na casa de seu deus Nisroque, em Nínive. Eles fugiram então para a terra de Ararate, aparentemente o lugar da antiga Armênia, na região montanhosa ao O do que agora é conhecido como o mar Cáspio. (2Rs 19:35-37; Is 37:36-38) Uma inscrição de Esar-Hadom, outro filho de Senaqueribe, conta que, como sucessor de seu pai, combateu e derrotou os exércitos dos assassinos de seu pai em Hanigalbat, naquela região.
 Um deus adorado pelos sefarvitas, um dos povos subjugados que o rei da Assíria trouxe ao território de Samaria, depois de levar os israelitas do reino de dez tribos ao exílio. Era a Adrameleque e a Anameleque que os sefarvitas sacrificavam seus filhos no fogo. - 2Rs 17:22-24, 31, 33.

Informações
Ídolo dos de Sefarvaim (Cidade, ou cidades da Assíria, de onde o rei assírio trouxe muitos cativos para repovoarem as cidades de Samaria – Capital do  antigo reino do norte), que Salmaneser II, rei da Assíria, trouxe para colonizar as cidades da Samaria, depois de ter levado para aquele país os habitantes cativos (2 Rs 17.31) “Os aveus* fizeram Nibaz e Tartaque; os sefarvitas queimavam seus filhos em sacrifício a Adrameleque e Anameleque, deuses de Sefarvaim.” (NVI). Este ídolo era adorado com ritos semelhantes aos de Moloque, sendo-lhe sacrificadas as crianças.
*Aveus = (Povo primitivo de Canaã. Habitava em vilas, ou em acampamentos nômades, ao sul de Sefela,  grande planície ocidental, que vai até Gaza).

Perfil NOÉ

NOÉ
Noé: Noé é a variação em português do nome hebraico No'ah ou Noah. São inúmeros os significados relacionados a esse nome. Noé pode significar "conforto", "descanso", e até "movimento". Outros, no entanto, traduzem a palavra hebraica como "trêmulo", ou mesmo "cambaleante", que talvez seja uma referência ao episódio em que a personagem bíblica se torna no primeiro homem da história a embriagar-se. O mais popular de todos os significados do nome, no entanto, pelo sentido de esperança que leva é o "de longa vida", ou "aquele que vive muito".
Origem: Hebraica

Perfil
A historia da vida de Noé envolve não uma, mas duas trágicas inundações. O mundo, nos dias de Noé, estava inundado pelo mal. O numero dos que se lembravam do Deus da criação, perfeição e amor estava reduzido a um. Noé era o único que restara dentre o povo de Deus. A resposta de Deus a esta situação critica foram 120 longos anos de ultima chance, durante os quais Noé construiu um enorme barco em terra seca para estabelecer um tempo. Para Noé, a obediência significava um compromisso com um projeto em longo prazo.
Muitos de nos enfrentamos problemas ao realizar projetos, sejam estes dirigidos ou não por Deus. E interessante que a duração da obediência de Noé neste projeto tenha sido maior que o período de vida das pessoas hoje. O único projeto em longo prazo comparável a este e a nossa própria vida. Aqui talvez esteja o grande desafio que a vida de Noé nos oferece - viver, na aceitação da graça de Deus, uma vida inteira de obediência e gratidão.

Versículo - chave: "Assim fez Noé; conforme tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez”
(Gn 6.22).


A historia de Noé pode ser encontrada em Genesis 5.28—10.32. Ele também e mencionado em 1 Crônicas 1.3,4; Isaías 54.9; Ezequiel 14.14.20; Mateus 24.37,38; Lucas 3.36; 17.26,27; Hebreus 11.7; 1 Pedro 3.20; 2 Pedro 2.5.

Perfil CAIM

CAIM
Caim: Adquirido, possuído. Foi o primeiro filho de Adão e Eva e matou seu irmão Abel.
Origem: Hebraica

Perfil
A despeito dos esforços e preocupações dos pais, os conflitos entre filhos numa família parecem inevitáveis. O relacionamento entre irmãos proporciona tanto competição como cooperação. Na maioria dos casos, a mistura de amor e brigas cria, por fim, um forte laço entre irmãos e irmãs. No entanto, não e raro ouvir alguns pais dizerem: "Eles brigam tanto; espero que não se matem quando crescerem". No caso de Caim, o problema em potencial tornou-se uma realidade. E embora não saibamos muitos detalhes sobre a vida desta primeira criança, podemos aprender através de sua historia.
Caim ficou furioso. Tanto ele quanto seu irmão, Abel, haviam oferecido sacrifícios a Deus, mas os seus foram rejeitados. A reação de Caim nos da uma pista de que sua atitude estava provavelmente errada desde o inicio. Caim tinha uma escolha a fazer. Ele poderia corrigir sua atitude quanto a oferta oferecida a Deus ou descontar a raiva em seu irmão. Sua decisão e um claro lembrete de como estamos cientes das escolhas opostas, e mesmo assim optamos por fazer a que e errada, exatamente como procedeu Caim. Podemos não escolher o assassinato, mas ainda estamos intencionalmente escolhendo o que não deveríamos.
Os sentimentos motivadores do nosso comportamento não podem ser mudados por uma simples reflexão poderosa. Mas aqui podemos experimentar a disposição de Deus em ajudar. Pedir a sua ajuda para escolher o que e certo pode nos impedir de desenvolver atitudes das quais nos arrependeremos.

Versículo - chave: "Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz a porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominaras” (Gn 4.7).


A historia de Caim encontra-se em Genesis 4.1-17. Ele e também mencionado em Hebreus 11.4; 1 João 3.12 e Judas 1.11.

Perfil ABEL

ABEL
Abel: Significa “névoa”, “vapor”, “respiração”.
Origem: Hebraica

Tem origem no hebraico Hébhel, que quer dizer literalmente “névoa, vapor”. Por extensão alguns autores atribuem o significado de “respiração” e “frágil, efêmero”.

Perfil
Abel foi a segunda criança trazida ao mundo, mas a primeira a obedecer a Deus. Tudo o que sabemos a respeito deste homem e que era filho de Adão e Eva, pastor de ovelhas, apresentou sacrifícios agradáveis a Deus e teve sua breve vida interrompida pelas mãos do irmão mais velho enciumado, Caim.
A Bíblia não menciona por que Deus gostava dos sacrifícios de Abel e não aceitava os de Caim. Mas tanto Caim quanto Abel sabiam a vontade de Deus. Apenas Abel obedeceu. Por toda a historia, Abel e lembrado por sua obediência e fé (Hb 11.4), e é chamado “justo" (Mt 23.35).
 A Bíblia esta repleta de orientações gerais e expectativas de Deus quanto a nossa vida. Ela e também cheia de orientações mais especificas. A exemplo de Abel, devemos obedecer a todo custo e confiar em Deus para fazer as coisas certas.

Versículo - chave: "Pela fé. Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus
dons, e. por ela, depois de morto, ainda fala” (Hb 11 4).


A historia de Abel pode ser encontrada em Genesis 4.1-8 Ele também e mencionado em Mateus 23.35; Lucas 11.51; Hebreus 11.4 e 12.24.

Perfil EVA

EVA
Eva: Significa "a que vive", "a vivente", "a que tem vida", ou "cheia de vida".

Tem origem no nome hebraico Hawwá, Havah, derivado da raiz hawá, que quer dizer "ele viveu" e, portanto é atribuído o significado de "a que vive, a vivente".

Perfil
Pouco sabemos a respeito de Eva. a primeira mulher do mundo e. portanto, a mãe de todos nos. Eva foi a peça final no maravilhoso e complexo quebra-cabeça da criação de Deus. Agora, Adão tinha outro ser humano com quem podia conviver - alguém que também fora feito a imagem de Deus. Ali estava alguém suficientemente parecido para fazer-lhe companhia e diferente o bastante para um relacionamento. Juntos eram mais excelentes do que cada um poderia ter sido sozinho. Satanás aproximou-se de Eva no jardim do Éden. onde ela e Adão viviam. Ele questionou a sua satisfação. Como poderia ela ser feliz se não lhe era permitido comer o fruto de uma das arvores? Satanás ajudou Eva a desviar seu foco de tudo aquilo que Deus fizera e lhe tinha dado para a única coisa que Ele a tinha proibido fazer. E Eva estava disposta a aceitar o ponto de vista de Satanás sem consultar a Deus.
Não lhe parece familiar'? Quantas vezes nossa atenção e desviada do muito que temos para o pouco que não temos? Aparece aquele sentimento “eu tenho que ter isso". Eva representa todos nos, e sem duvida mostramos que somos seus descendentes quando repetimos os seus erros. Nossos desejos, assim como os de Eva, podem ser facilmente manipulados. Eles não são a melhor base para as ações. Precisamos manter Deus presente em nosso processo de decisão constantemente. Sua Palavra, a Bíblia, e o nosso guia quando se trata de decisões.
Versículo - chave: “E disse o Senhor Deus: Não e bom que o homem esteja so; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele" (Gn 2.18).


A historia de Eva pode ser encontrada em Genesis 2.18-4.26 Sua morte não e mencionada nas Escrituras.

Perfil ADÃO

ADÃO
Adão: Significa "homem", "homem criado da terra ".


A origem do nome Adão é o hebraico Adam, que significa "homem". Essa palavra está intimamente ligada com a palavra hebraica para terra, adamah.

Perfil
Mal podemos imaginar qual deve ter sido a sensação de ser a primeira e única pessoa no mundo. Uma coisa e para nos ser solitário; outra foi para Adão, que nunca havia conhecido outro ser humano. Ele não teve muito do que nos faz ser quem somos: infância, pais, família ou amigos. Foi preciso aprender quem era por si só. Felizmente, Deus não o deixou lutando sozinho por muito tempo ate presenteá-lo com uma companheira ideal. Eva. Ambos formavam uma unidade; eram completos e inocentes, sem qualquer sinal de vergonha. Uma das primeiras conversas de Adão com sua maravilhosa companheira deve ter sido a respeito das regras do jardim. Antes que Deus fizesse Eva, já havia concedido a Adão completa liberdade no jardim, junto com a responsabilidade de zelar por este. Mas uma arvore lhe era proibida - a arvore do conhecimento do bem e do mal. Adão teria dito a Eva todas estas coisas. Ela sabia, quando Satanás aproximou-se, que aquele fruto não deveria ser provado, mas decidiu come-lo e então ofereceu-o a Adão. Nesse instante, o destino da criação estava traçado. Lamentavelmente, Adão não parou para considerar as consequências; ele foi em frente e comeu o fruto.
Naquele momento de pequena rebelião, algo grande, belo e livre foi despedaçado... a criação perfeita de Deus. Adão foi separado de Deus pelo desejo de agir por si próprio. O efeito em uma janela de vidro e o mesmo se quebrada por um pequeno ou um grande seixo - os muitos fragmentos jamais podem ser colados novamente.
Deus, entretanto, tinha um plano para vencer os efeitos da rebelião. A Bíblia inteira mostra como este plano se desenvolveu, culminando com a vinda do próprio Deus a terra, por meio de seu Filho Jesus. Sua vida sem pecado e sua morte possibilitaram o perdão de Deus a todos quantos o desejassem. Nossos pequenos e grandes atos de rebelião provam que somos descendentes de Adão. E somente pedindo perdão a Jesus Cristo podemos nos tornar filhos de Deus.

Versículo - chave: “Então, disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da arvore, e comi" (Gn 3.12). "Porque, assim como todos morrem em Adão. assim também todos serão vivificados em Cristo" (1 Co 15.22).


A historia de Adão pode ser encontrada em Genesis 1.26—5.5. Ele também e mencionado em 1 Crônicas 1.1; Lucas 3.38; Romanos 5.14; 1 Coríntios 15.22,45; 1 Timóteo 2.13,14.